segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A traduzir: O significado de ponta cabeça

A árvore de ontem

Autor: Ruy Belo







A árvore de ontem

✿✿✿✿✿✿



Os pássaros nascem na ponta das árvores

As árvores que eu vejo em vez de fruto dão pássaros

Os pássaros são o fruto mais vivo das árvores

Os pássaros começam onde as árvores acabam

Os pássaros fazem cantar as árvores

Ao chegar aos pássaros as árvores engrossam

movimentam-se

deixam o reino vegetal para passar a pertencer ao

reino animal

Como pássaros poisam as folhas na terra

quando o outono desce veladamente sobre os campos

Gostaria de dizer que os pássaros emanam das árvores

mas deixo essa forma de dizer ao romancista

é complicada e não se dá bem na poesia

não foi ainda isolada da filosofia

Eu amo as árvores principalmente as que dão pássaros

Quem é que lá os pendura nos ramos?

De quem é a mão a inúmera mão?

Eu passo e muda-se-me o coração


✿✿✿✿✿✿


[ Ruy Belo - Portugal ]



Imagem- Abrico de Macaco ou Bola de Canhão ( perto de casa-por mim)

Nenhum comentário: